A pesquisa em televisão digital no Brasil – apontamentos sobre o levantamento bibliográfico realizado de 1995-2008 sobre o assunto

Autores

  • Renan Xavier UNESP
  • Juliano Maurício de Carvalho UNESP
  • Patrícia Benetti Ikeda UNESP
  • Gabriela Estefano Reis Cleto UNESP

DOI:

https://doi.org/10.4013/207

Resumo

No Brasil, a discussão sobre a substituição do sinal televisivo analógico pelo digital e seu impacto na sociedade, nas empresas de comunicação e no governo teve início na década de 90. Os passos embrionários para a digitalização do sinal televisivo terrestre foram no governo Fernando Collor de Mello (1990-1992), com avanços no governo Fernando Henrique Cardoso (1994-2001) e no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2002). A academia inicia a discussão em 1996. Este artigo tem o objetivo de trazer à tona os resultados obtidos a partir da pesquisa “Televisão digital: uma perspectiva histórica”, que recebeu o apoio do CNPq para financiamento de duas bolsas de Iniciação Científica entre agosto de 2008 e julho de 2009. O projeto tratou de identificar o que foi publicado sobre o assunto no campo de Ciências Sociais , a partir de três macrodescritores (Gestão da Informação, Políticas Públicas e Cadeia de Valor), disponibilizando o levantamento em um acervo virtual bibliográfico inovador na plataforma ZOTERO. O mapeamento deixa em evidência o crescente interesse e desenvolvimento da pesquisa na área no país no período. A quantidade saltou de três obras nos primeiros sete anos (1995- 2001) para 198 nos últimos sete anos (2002-2008). A pesquisa procurou identificar os principais autores e obras relacionados à televisão digital e publicadas no país. O levantamento levou em conta livros, artigos publicados em livros, periódicos, anais da Compós e Intercom, além de dissertações e teses. Os dados e reflexões sobre o levantamento estão contidos nesta comunicação.

Biografia do Autor

Renan Xavier, UNESP

Discente do Programa de Pós-Graduação em TV Digital (UNESP), membro do Laboratório de Estudos em Comunicação, Educação e Tecnologia Cidadã (LECOTEC).

Juliano Maurício de Carvalho, UNESP

Doutor em Ciências da Comunicação (UMESP), Professor do Departamento de Comunicação Social da UNESP, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em TV Digital (UNESP)e do Laboratório de Estudos em Comunicação, Educação e Tecnologia Cidadã (LECOTEC).

Patrícia Benetti Ikeda, UNESP

Discente de Graduação em Jornalismo (UNESP), membro do Laboratório de Estudos em Comunicação, Educação e Tecnologia Cidadã (LECOTEC), bolsista PIBIC - CNPq UNESP.

Gabriela Estefano Reis Cleto, UNESP

Discente de Graduação em Jornalismo (UNESP), membro do Laboratório de Estudos em Comunicação, Educação e Tecnologia Cidadã (LECOTEC), bolsista PIBIC - CNPq UNESP.

Downloads

Publicado

2010-06-14

Edição

Seção

Artigos