Knowledge representation in collective ideation

Authors

  • Willian Rochadel Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Gertrudes A. Dandolini Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC)
  • João Artur de Souza Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC)

Abstract

Open Innovation encourages a strategic approach to the inclusion of external ideas in the internal processes of design; this concept, combined with the Social Web, provides a collective action in idea generation. The ontologies as knowledge representation applied in semantic solutions provide an alternative to the management of ideas and support the Open Innovation process. These solutions automate the linked data and, thus, help the innovation process to apply a greater number of external ideas associated with the design goals. This article identifies and analyzes the main semantic solutions in the management of Open Innovation. The documents that comprise this analysis resulted from a systematic review. The results indicate the importance of the concept of Linked Data for the connection of people, processes and content in the Front End of innovation and the sharing of knowledge through semantic application in the openness to innovation.

Keywords: Open Innovation, Open Design, idea management, Knowledge engineering.

Author Biographies

Willian Rochadel, Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) da Universidade Federal de Santa Catarina, Bacharel em Tecnologias da Informação e Comunicação (UFSC) e Técnico em Eletrotécnica pelo CEDUP Dario Geraldo Salles. Pesquisador no RExLab (Laboratório de Experimentação Remota) e IGTI (Inteligência, Gestão e Tecnologia para Inovação). Servidor Técnico Administrativo no Setor de TI da UFSC.

Gertrudes A. Dandolini, Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC)

Graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000. Foi professora da Universidade Federal de Pelotas entre 2003 e 2007, onde foi coordenadora do curso de Matemática e do curso de Matemática na modalidade a distância. Foi pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) até 2011. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina do Departamento de Engenharia do Conhecimento . Na graduação tem trabalhado com a disciplina de estatística e inteligência artificial. Na pós-graduação é professora do Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC na área de métodos de pesquisa e Mídia do Conhecimeno. Área de pesquisa: Educação a distância, Inteligência artificial (Redes neurais, Conjuntos difusos, Reconhecimento de padrões), Tecnologias Assistivas, e principalmente Inteligência para inovação.

João Artur de Souza, Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC)

Graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), mestrado em Matemática e Computação Científica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Trabalhou na Universidade Federal de Pelotas de 1993 à 2007 como professor na área de Matemática, atuando também em Educação a Distância. Na Universidade Federal de Pelotas foi coordenador do Curso de Matemática a Distância onde obteve grande experiência com ambiente virtual de aprendizagem, preparação de material didático, e objetos de aprendizagem. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina do Departamento de Engenharia do Conhecimento. Na graduação tem trabalhado com disciplinas das áreas de Estatística, Inteligência Artificial e Lógica Matemática. Na pós-graduação é professor do Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC na área Engenharia do Conhecimento. Área de pesquisa: Educação a distância, TICs, Inteligência artificial (Redes neurais, Conjuntos difusos, Reconhecimento de padrões), Tecnologias Assistivas no ambiente Moodle, e Inteligência para inovação.

Published

2015-11-19

Issue

Section

Articles