Abordagens metodológicas híbridas para o mapeamento do consumidor discursivo nas práticas midiáticas

Autores

  • Eliza Bachega Casadei

Palavras-chave:

metodologia, discurso, consumidor.

Resumo

O objetivo do presente artigo é apresentar uma proposta metodológica híbrida para pesquisas que tenham como objetivo analisar como é construído um lugar discursivo para o consumidor nas práticas midiáticas a partir do mapeamento das estratégias utilizadas na esfera da produção. Ela pressupõe a articulação de quatro pontos de vista diferentes: a dos campos desaber (que delineia as formações discursivas presentes no desenho do lugar do consumidor no discurso), a da narrativa (que analisa os modos como o consumidor se torna um actantedo relato), a da retórica (que analisa as mobilizações do ethos e do pathos do discurso) e a estilística (o modo como isso se materializa em técnicas de composição específicas).

Downloads

Como Citar

BACHEGA CASADEI, E. Abordagens metodológicas híbridas para o mapeamento do consumidor discursivo nas práticas midiáticas. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 4, n. 8, 2016. Disponível em: https://www.revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/14073. Acesso em: 24 maio. 2025.