Segredo e gestão da (in)visibilidade em tempos de midiatização profunda
resistências, revelações e bricolagens em organizações maçônicas
DOI:
https://doi.org/10.4013/qt.2023.1121.04Parole chiave:
comunicação organizacional, (in)visibilidade, maçonaria, midiatização profunda, segredoAbstract
Sob o tema da comunicação organizacional, objetivamos compreender movimentos que a maçonaria realiza para a gestão de sua (in)visibilidade, à luz das principais características do cenário de aprofundamento da midiatização. Para isso, recorremos a aportes teóricos da midiatização e das noções de visibilidade e segredo. Em termos metodológicos, mobilizamos dados secundários, de pesquisa realizada por Vinhola (2021), os quais são analisados à luz das tendências da midiatização profunda apontadas por Hepp e Hasebrink (2018). A principal conclusão é a de que, entre o que cede ou resiste em relação à força das tendências da midiatização profunda, a organização realiza novas apropriações, conformando um regime próprio de (in)visibilidade.
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