Fundamentos epistemológicos e metodológicos da perspectiva cognitiva da comunicação
Parole chiave:
comunicação, cognição, paradigma.Abstract
O presente artigo visa explorar de forma epistemológica e metodológica a perspectiva cognitiva da comunicação. Nesse sentido, veremos (1) como determinadas crises nos paradigmas dominantes dos estudos dos efeitos da mídia de massa culminaram em seu recente surgimento; (2) qual a principal corrente teórica que sustenta e norteia suas articulações; (3) como o desenvolvimento deste campo levou à criação de disciplinas fundamentadas na intersecção entre comunicação e ciências cognitivas, como a neurociência e a psicofisiologia aplicadas; (4) quais as principais ferramentas metodológicas que permitem a sua efetiva operacionalização em vários contextos comunicacionais; e (5) quais suas principais limitações teóricas e empíricas. Por fim, concluímos este trabalho com sugestões de pesquisas futuras nas áreas de publicidade e propaganda, relações públicas, jornalismo e audiovisual, objetivando a estimulação de novas e necessárias iniciativas no escasso cenário acadêmico nacional.Downloads
Come citare
QUEIROZ MARLET, R. Fundamentos epistemológicos e metodológicos da perspectiva cognitiva da comunicação. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 7, n. 14, 2019. Disponível em: https://www.revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/19772. Acesso em: 5 mag. 2025.
Fascicolo
Sezione
Dossiê do GT Epistemologia da Comunicação - COMPÓS
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).