Mediatização e capitalismo: dinâmicas de apropriação, aceleração e ativação
Parole chiave:
mediatização, capitalismo, estabilização, capitalismo de dados.Abstract
Este artigo explora teoricamente o papel da mediatização no desenvolvimento do
capitalismo. A partir do modelo teórico de Rosa et al. (2017), defende-se que os
sucessivos envolvimentos sócio-tecnológicos são primordiais para assegurar processos renovados de apropriação, aceleração e ativação – os três motores que garantem a estabilização dinâmica do capitalismo. O artigo argumenta que a mediatização desempenha um papel de acelerador para o capitalismo, ao mesmo tempo que assegura a sua estabilidade. Neste contexto, acelerador deve ser entendido como uma condição prévia funcional para uma aceleração contínua.
Riferimenti bibliografici
AMPUJA,M. 2012. Theorizing Globalization.A Critique of the Mediatization of Social Theory. Leiden: Brill.
ANDREJEVIC,M. 2014. The Infinite Debt of Surveillance in the Digital Economy. In: A.JANSSON; M.CHRISTENSEN (ed.), Media, Surveillance and Identity: Social Perspectives. New York: Peter Lang,p.91-108.
BECK,U.; BECK-GERNSHEIM,E. 2002. Individualization: Institutionalized Individualism and its Social and Political Consequences. London: Sage.
BOLIN,G.; SCHWARZ,J. 2015. Heuristics Of The Algorithm:Big Data, User Interpretation and Institutional Translation, Big Data & Society,2(2):1-12.
BROCKLING,U. 2015. The Entrepreneurial Self.Fabricating a New Type of Subject. London: Sage.
CASTELLS,M. 1996. The Rise of the Network Society. Oxford: Blackwell.
COULDRY,N.; HEPP,A. 2017. The Mediated Construction of Reality. London: Polity.
DAVID,C. 2001. Mythmaking in Annual Reports, Journal of Business and Technical Communication,15 (2):195-222.
DORRE,K.; LESSENICH,S.; ROSA,H. 2016. Landnahme, Acceleration, Activation. Dynamics and (De-)stabilisation of Modern Growth Societies.
Application for funding of a DFG Humanities Centre for Advanced Studies,1-24.
DRIESSENS,O; BOLIN,G.; HEPP,A.; HJVARD,S. (ed.) 2017. Dynamics Of Mediatization, Institutional Change and Everyday Transformations in a Digital Age. Cham, Switzerland: Palgrave Macmillan,p.315-331.
FAST,K. 2018. A Discursive Approach to Mediatisation:Corporate Technology Discourse and the Trope of Media Indispensability, Media and Communication,6(2):15-28.
FISHER,E. 2010. Contemporary Technology Discourse and the Legitimation of Capitalism, European Journal of Social Theory,13(2):229-252.
FUCHS, C. 2012. Google Capitalism, TripleC,10(1):42-48.
HARVEY,D. 2010. The Enigma of Capital and the Crisis of Capitalism. London: Profile Books.
HJARVARD,S. 2008. The Mediatization of Society. A Theory of the Media as Agents of Social and Cultural Change, Nordicom Review,29(2):105-134.
JANSSON,A. 2014. Indispensible Things: On Mediatization, Space and Materiality. In: K.LUNDBY (ed.), Mediatization of Communication.Berlin:De Gruyter,p.273-295.
JANSSON,A. 2018. Mediatization and Mobile Lives. London: Routledge.
KROTZ,F. 2007. The Meta-process of “Mediatization” as a Conceptual Frame, Global Media and Communication,3(3):256-260.
KROTZ,F. 2017. Explaining the Mediatisation Approach, Javnost,24(2):103-118.
MANN,M. 2013. The End of Capitalism? Análise Social,209(4):927-945.
MURDOCK,G. 2017. Mediatisation and the Transformation of Capitalism:The Elephant in the Room, Javnost,24(2):119-135.
NIELSON,R.; GANTER,A. 2018. Dealing with Digital Intermediaries:A Case Study of the Relations between Publishers and Platforms,New Media & Society,20(4):1600-1617.
ROSA,H. 2013. Social Acceleration. NY: Columbia University Press
ROSA,H.; DORRE,K.; LESSENICH,S. 2017. Appropriation, Activation and Acceleration: The Escalatory Logics of Capitalist Modernity and the Crises of Dynamic Stabilization, Theory, Culture & Society,34(1):53-73.
SENNETT,R. 2006. The Culture of the New Capitalism.NH:Yale University Press.
STREECK,W. 2016. How Will Capitalism End? London: Verso.
TUROW,J. 2017. The Aisles Have Eyes. How Retailers Track your Shopping, Strip your Privacy, and Define your Power. New Haven: Yale University Press.
VAN DIJCK,J. 2014. Datafication, Dataism and Dataveillance: Big Data between Scientific Paradigm and Ideology, Surveillance & Society,12(2):197-208.
ZUBOFF,S. 2015. Big Other: Surveillance Capitalism and the Prospects of an Information Civilization, Journal of Information Technology,30:75-89.
ZUBOFF,S. 2016. Google as a Fortune Teller: The Secrets of Surveillance Capitalism Frankfurter Allgemeine, The Digital Debate.
WAJCMAN,J. 2015. Pressed for Time. The Acceleration of Life in Digital Capitalism. Chicago: The University of Chicago Press.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).