Olhares sobre a midiatização na pesquisa brasileira em Comunicação
DOI :
https://doi.org/10.4013/qt.2021.917.05Résumé
Neste artigo, apresentamos resultados de uma metapesquisa que buscou identificar os modos teórico-metodológicos de observação de processos de comunicação a partir da perspectiva da midiatização. Primeiramente, refletimos sobre dois principais ângulos de observação da midiatização que se destacam no debate teórico-epistemológico sobre o conceito: o micro (ou individualista) e o macro (ou holista). Em seguida, apresentamos uma síntese de nosso percurso metodológico para “observar a observação” da midiatização, que envolveu a análise performativa de 21 teses e 46 dissertações defendidas entre 2016 e 2018. Depois, examinamos a midiatização como contexto geral da observação realizada pelas pesquisas, buscando entender em que situação, realidade, contexto social geral ou específico o/a pesquisador/a observa aquilo que chama de “midiatização”, apontando oito modos principais de observação distintos encontrados. Por fim, concluímos que, do ponto de vista da pesquisa empírica, é necessário buscar uma articulação complexa entre as perspectivas micro e macro, a fim de superar o risco de possíveis dualismos: desponta, assim, a imprescindibilidade de uma ecotransversalidade observacional da midiatização.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).