Midiatização de problemas públicos: a coprodução do problema da imigração na França
Mots-clés :
midiatização, França, coprodução, problemas públicosRésumé
O artigo visa caracterizar o processo de midiatização do tema imigração na França. A midiatização é entendida como um processo complexo de interdependência onde vários atores e instituições interagem, fazendo de um tema um “problema” para debate público e de luta pela definição dos seus contornos. Para isso, pretende-se apreender a visibilidade da imigração na imprensa francesa, destacando os atores e as questões relativas à sua publicização. Parte-se da hipótese de que a produção de informação revela um processo de politização da mídia que acompanha a emergência de uma editoria dedicada à questão da imigração e da especialização de jornalistas nessa temática.Téléchargements
Comment citer
PAES, P. de S. Midiatização de problemas públicos: a coprodução do problema da imigração na França. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 6, n. 11, 2018. Disponível em: https://www.revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/17208. Acesso em: 15 mai. 2025.
Numéro
Rubrique
Dossiê Temático
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).