Consciência histórica na pesquisa sobre mídia: o caso da pesquisa sobre Tecnologias da Informação e Comunicação

Auteurs

  • Pedro Henrique B. Reis

Mots-clés :

pesquisa empírica, consciência histórica, Tecnologias da Informação e Comunicação

Résumé

Neste trabalho, através de uma averiguação de dados parciais obtidos em pesquisa de campo sobre os usos e práticas de Tecnologias da Informação e Comunicação com plantadores de tabaco da microrregião do Vale do Sol, em Santa Cruz do Sul, objetivamos problematizar o conhecimento obtido através de entrevistas em profundidade e semiestruturadas, oferecendo a categoria de consciência histórica como uma que é prevalecente ao se incitar os informantes a narrarem suas vidas com e através das mídias (tradicionais e novas). O objetivo central é problematizar o tipo de conhecimento que pode ser obtido através de pesquisas com aportes socioantropológicos e de cunho empírico.

Téléchargements

Comment citer

HENRIQUE B. REIS, P. Consciência histórica na pesquisa sobre mídia: o caso da pesquisa sobre Tecnologias da Informação e Comunicação. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 4, n. 8, 2016. Disponível em: https://www.revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/15671. Acesso em: 24 mai. 2025.