Comunicação e epistemologia: retrato em branco e preto
Palabras clave:
comunicação, epistemologia, fenomenologia, ontologia, políticaResumen
O objetivo desse artigo é estudar a relação que se estabelece entre a evolução dos meios técnicos da informação e suas consequências para a comunicação e sua epistemologia. Como hipótese, entende-se que aquela evolução produz uma transformação fenomenológica e ontológica do conceito de comunicação, ao mesmo tempo que evidencia a relação genealógica entre comunicação e política, observável do ponto de vista empírico e epistemológico. Nessa genealogia, encontram-se as raízes dos retratos daquela relação nas suas possibilidades de ação e construção dos laços comunicantes. Nesse sentido, comparam-se a comunicação tecnomidiática e sua política de controle de valores e comportamentos e o comunicar dialogante que propõe outra característica política para a comunicação como área científica.Descargas
Cómo citar
D’ALESSIO FERRARA, L. Comunicação e epistemologia: retrato em branco e preto. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 6, n. 12, 2018. Disponível em: https://www.revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/18080. Acesso em: 11 may. 2025.
Número
Sección
Temas Livres
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).