Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está com espaçamento 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto e foram anexadas também durante a submissão na etapa "Transferência de documentos suplementares".
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Paralelamente à avaliação, o artigo passa por uma revisão via software anti plágio Plagiarism.org e Plagius - Detector. Os programas indicam o endereço, o nome do artigo plagiado, a porcentagem de similaridade e os termos comuns. A partir dos relatórios gerados pelos softwares, a equipe editorial da Revista Questões Tranversais confere as informações e verifica cada caso.

Directrices para autores/as

A revista está permanentemente aberta à submissões. São aceitos para a publicação somente trabalhos originais, inéditos e que não estejam sendo avaliados para publicação em outra revista. Os textos podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol.

A partir de 2023, são aceitos artigos de:

a) Doutores;
b) Doutorandos;
c) Doutores e mestrandos;
d) Doutorandos e mestres;
e) Em caso de graduados e graduandos, apenas referência "Com a participação de [Nome], graduando/graduado" em Nota de Rodapé, no início do artigo.

Aceita-se artigos assinados por, no máximo, três autores (norma a partir de 2017).

Os artigos devem ser enviados eletronicamente, seguindo as etapas do sistema que tem por objetivo dar assistência à edição dos periódicos científicos em cada etapa do processo de editoração.

A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da revista, após o que serão submetidos à avaliação do tipo peer review feita por, pelo menos, dois pareceristas externos.

A aceitação final dos artigos depende dos seguintes critérios:

· Recomendação dos pareceristas;
· Efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autores(es);
· E aprovação da Comissão Editorial, cuja resolução contemplará seis diferentes avaliações:

1. Aceitar;

2. Correções obrigatórias;

3. Submeter novamente para avaliação;

4. Enviar para outra revista;

5. Rejeitar;

6. Ver comentários.

 


Normas Gerais de Publicação (atualizado em 2022):

Artigos entre 30 e 50 mil caracteres com espaço, seguindo normas anexas;
Entrevistas entre 10 e 25 mil caracteres com espaço;
Resenhas entre 10 e 25 mil caracteres com espaço;
Artigos em inglês, espanhol, português e francês;
Resumo/Abstract entre 500 e mil caracteres com espaço;
Participação restrita de articulistas das instituições, conforme normas da Capes.

Importante:

· A revista não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores.
· O envio espontâneo de qualquer submissão implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou RTF.

A matéria dos originais deverá conter, na seguinte ordem:

Título no idioma do artigo e em inglês. Se o artigo for redigido em inglês deve apresentar também o título em português;

Resumo entre 500 e mil caracteres com espaço, acompanhado de pelo menos três palavras-chave;

Abstract em inglês, acompanhado de pelo menos três key words. Se o artigo for redigido em inglês deve apresentar também o resumo em português acompanhado de três palavras-chave;

Texto completo do artigo, escrito em Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento de 1,5;

Figuras, tabelas, quadros e gráficos devem incluir legenda no idioma do artigo e em inglês.

Imagens: se o artigo contiver imagens fotográficas e/ou desenhos gráficos, esses deverão ser encaminhados em formato original (.jpeg, .png, .tiff) e em arquivos separados com resolução mínima de 300 dpi. Importante:  as figuras e tabelas devem estar inseridas no texto e anexadas (.jpeg, .png, .tiff) também durante a submissão na etapa "Transferência de documentos suplementares".

 


Citações: 

As citações no interior do texto devem obedecer às seguintes normas:

a) Um autor: (Leipnitz, 1987);

b) Dois autores: (Turner e Verhoogen, 1960);

c) Três ou mais autores: (Amaral et al., 1966);

d) Trabalhos com o(s) mesmo autor(es) e mesma data devem ser distinguidos por letras minúsculas logo após a data. Ex: (Amaral, 2008a) (Amaral, 2008b);

 


Apresentação das citações:

a) Citações com menos de três linhas deverão ser incorporadas ao texto entre aspas;

b) Citações com mais de três linhas deveram ser apresentadas em parágrafo isolado, com espaçamento simples entre as linhas, corpo de 11 pt e recuo de 4 cm da margem esquerda do texto.

 


Notas de rodapé: As notas de rodapé devem ser usadas de forma parcimoniosa. Somente são permitidas notas de rodapé explicativas e não são permitidas notas que contenham apenas referências. Estas deverão estar listadas, ao final do texto, no item ‘Referências’.

Não utilize as expressões op. cit; ibid; ibidem; id; idem.

Não utilize a expressão apud, dê preferência pelo emprego da expressão in.

 


A matéria dos originais deverá conter, na seguinte ordem:

Título do texto: Título no idioma do artigo e em inglês. Se o artigo for redigido em inglês deve apresentartambém o título em português. No máximo, 240 caracteres com espaço.
Resumos: no idioma do artigo e em inglês, em um único parágrafo, entre 500 e mil caracteres com espaço, acompanhado de três palavras-chave. Nos casos em que o artigo é escrito em inglês, solicita-se também a apresentação de resumo e palavras-chave em português.
Texto completo do artigo: formatado em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.
Referências: as referências bibliográficas e de outra natureza devem ser listadas ao final do texto, em ordem alfabética, tamanho 12, espaçamento simples, como nos modelos abaixo:

 


Referências: 

 São consideradas referências somente as obras mencionadas no interior do texto.

As referências devem ser digitadas em fonte Times New Roman, em corpo 12 pt, com espaçamento simples entre as linhas e organizadas em ondem alfabética.

As referências, no fim do trabalho, devem ter os dados completos e seguir as normas para trabalhos científicos que estão publicadas no site da revista.

Cada referência deve ocupar um parágrafo e deve estar separada por um espaço simples.

 


Artigos em periódico:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do artigo. Título do periódico,volume(número/fascículo):pág inicial-pág final.

Ex.: SCOTT, J. 1995. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, 2(20):71-99.

 


Artigos relativos a eventos:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do trabalho. In: Nome do Congresso (Encontro, Simpósio, etc.), nº, cidade, ano. Anais... Cidade, Sigla. volume:pág inicial-pág final.

Ex.: DUARTE, M.A. 2003. Televisão: entre a novela e o telejornal. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, XXVI, Minas Gerais, 2003. Anais... 1:242-250.

 


Artigos em coletânea:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do artigo. In: Inicial(is) do nome. SOBRENOME (org.),Título da coletânea. Cidade, Editora, p. pág inicial pág final.

Ex.: GRANDO, A. 2003. Os reality shows. In: V. HOEWELL (org.), Coletânea GT Produção de sentido nas mídias. Pernambuco, UNICAD, p. 75-81.

 


Livros:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do livro. ed., Cidade, Editora, total de páginas p. Ex.: BRAGA, F. 2000. Fotos & imagens. São Leopoldo, Unisinos, 212 p.

 


Capítulos de livros:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do capítulo. In: Inicial(is) do nome. SOBRENOME (ed.),Título do livro. Cidade, Editora, p. pág inicial-pág final.

Ex.: NEVES, G.B. 2003. As muitas faces do marketing. In: M. MENDES (org), Gestos: usos e significado. Porto, Universidade Fernando Pessoa, p. 41-50.

 


Dissertações e Teses:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título da tese. Cidade, Sigla do Estado. Tipo de tese (mestrado, doutorado). Universidade, número total de páginas p.

Ex.: PEREIRA, C.E.J. 2004. Produção televisiva: as diferentes funções estratégicas de entrevistas na configuração discursiva da notícia. São Leopoldo, RS. Tese dedoutorado. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 803 p.

 


Citações de Sites e textos eletrônicos:

Caso seja possível identificar os autores de textos eletrônicos, a referência deve ser feita do seguinte modo:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Titulo do texto. Disponível em: http://. Acesso em: dd/mm/aaaa.

Ex.: LENKER, A.; RHODES, N. 2007. Foreign Language Immersion Programs: Features and Trends Over 35 Years. Disponível em: http://www.cal.org/resources/digest/flimmersion.html. Acesso em: 28/04/2007.

* Neste caso, no corpo do texto, a referência é identificada por (Lenker e Rhodes, 2007).

Se não for possível identificar os autores de textos eletrônicos, deve-se fazer a referência do seguinte modo: FONTE/SITE. Ano de publicação. Titulo do texto. Disponível em: http://. Acesso em: dd/mm/aaaa.

Ex.: GLOBO ONLINE, O. 2006. Brasil será o país com mais sedes do Instituto Cervantes. Disponível em: http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2006/10/25/286393283.asp. Acesso em: 05/04/2008.

* No corpo do texto a citação será (O Globo Online, 2006).

 


Jornais e revistas, órgãos e instituições:

Todos os textos de jornais e revistas devem constar nas referências bibliográficas.

Caso haja autor explícito, a referência é feita pelo seu sobrenome:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Titulo do texto. Fonte (Orgão, Instituição, etc.). Sessão (Coluna, etc.). Cidade, dia mês (abreviado).

Ex.: MICELLI, S. 1987. Um intelectual do sentido. Folha de S. Paulo. Caderno Mais! São Paulo, 7 fev.

* No corpo do texto, indica-se (Micelli, 1987).

Caso não haja um autor e o texto seja de responsabilidade do órgão, faz-se a referência assim:

Fonte (Orgão, Instituição, etc.). Ano de publicação. Titulo do texto. Cidade, dia mês (abreviado), p. número da página.

Ex.: CORREIO DO POVO. 1945. Os métodos objetivos de verificação que empregamos no RS. Porto Alegre, 5 out., p. 14.

  • * No corpo do texto, indica-se (Correio do Povo, 1945).

Temas Livres

Questões Epistemológicas – sistematização, genealogia, crítica e tensões entre linhagens de pesquisa em comunicação.

Essa seção é a maior referência de seleção dos artigos em fluxo contínuo. Considera-se o trabalho epistemológico como sistematizações, genealogia do pensamento comunicacional, tensões entre perspectivas e crítica. Consideram-se linhagens de pesquisa o que está consolidado, em construção ou pertence à história da área: estudos de recepção, mediações, midiatização, economia política, semiótica, estruturalismo, teoria crítica, etc.

Dossiê Temático

Artigo submetido conforme convocatória em CFP. Haverá uma chamada neste formato por ano. Poderá ocorrer convite a editores específicos para a edição, conforme reconhecimentos na área.

Dossiê do GT Epistemologia da Comunicação - COMPÓS

O Dossiê será composto por artigos submetidos e aprovados no GT de Epistemologia da Comunicação da Compós. A Coordenação do GT de Epistemologia da Compós faz a solicitação do dossiê, podendo indicar artigos adicionais, conforme resultados da seleção realizada para o evento anual da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação do Brasil (COMPÓS).

Os pareceres encaminhados à Coordenação do GT, por ocasião da seleção para o evento da Compós, com o mínimo de duas avaliações por artigo, serão acolhidos como válidos para aprovação da submissão à revista, na condição de duplo cego no momento de sua formulação. Os pareceristas devem, adicionalmente, preencher o formulário de avaliação da revista.

Os coordenadores do GT são designados como editores específicos desta edição Os artigos passarão por rigorosa revisão técnica, a ser realizada por profissionais designados pelos Editores.

 

Genealogias das Linhagens de Pesquisa - Recensões

As recensões deverão ser de obras clássicas ou atuais do campo da comunicação, considerando-se especialmente aquelas avaliadas conforme sua importância em linhagens de pesquisa. As recensões devem ser direcionadas, visando a localizar não somente a obra em si, mas também a sua posição na genealogia da pesquisa.

Genealogias das Linhagens de Pesquisa - Entrevista

A seção de entrevistas terá o formato de ofertas ou de solicitações, direcionadas a pesquisadores que sejam referência na área. Tem como foco principal a construção de percursos epistemológicos dos pesquisadores, relativamente a linhagens de pertencimento e vínculos com outras linhagens. Os editores dialogarão com os autores das entrevistas visando à realização deste formato. Antes da submissão, solicitam-se sugestão e consulta aos editores.

Comentários & Réplicas

Artigo selecionado para publicação pode ser eventualmente acompanhado de comentários críticos elaborados por outro pesquisador e de réplica do autor a esses comentários. Nesse caso, tais textos serão publicados nesta seção, fazendo-se remissão ao artigo. Igualmente, junto ao artigo será feita a indicação da existência de comentários e de réplica aqui incluídos. A inclusão nessa seção pode ocorrer por: a) solicitação do autor, que demanda comentários de autores com os quais esteja discutindo e/ou de especialista sobre autores central de suas reflexões e/ou pesquisador sobre o mesmo tema ou perspectiva epistemológica de pesquisa empírica; b) por grade de debates, no caso do Dossiê da Compós; c) os comentadores serão informados que o autor terá direito a réplica.

Declaración de privacidad

Os nomes e endereços informados na Questões Transversais serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.