Interações comunicacionais e/ou midiatizadas nos estudos de recepção

Autores

  • Maria Ângela Mattos, Ellen Barros, Lidiane Ferreira Sant’Ana, Lilian Bahia, Max Emiliano Oliveira

Palavras-chave:

interação, capital teórico, metapesquisa.

Resumo

A fim de examinar o que há de interacional nos papers apresentados na Compós (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação), no período de 2001 a 2010, este trabalho apresenta uma análise parcial do corpus da metapesquisa “A construção do capital teórico sobre os processos de interação comunicacional e/ou midiatizada nos textos apresentados nos encontros anuais da Compós durante a primeira década de 2000”, constituído pelos trabalhos do GT de Recepção. Ao traçar um panorama dos principais aportes e conceitos acionados pelos articulistas, cinco matrizes teóricas emergiram dos 40 textos desse GT que abordam a interação comunicacional e/ou midiatizada, a saber: Comunicacional, Culturalista, Sociológica, Literária e Híbrida. Conjugando empiria à perspectiva comunicacional, alcançou-se uma visão abrangente e complexa dos processos interacionais.

Downloads

Como Citar

LIDIANE FERREIRA SANT’ANA, LILIAN BAHIA, MAX EMILIANO OLIVEIRA, M. Ângela M. E. B. Interações comunicacionais e/ou midiatizadas nos estudos de recepção. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 4, n. 8, 2016. Disponível em: https://www.revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/14072. Acesso em: 23 maio. 2025.