Análise da transmissão do preço pago ao produtor de soja brasileiro (1997 a 2016)

Autores

  • Elen Presotto Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Clailton Ataídes de Freitas Docente na Universidade Federal de Santa Maria/Programa de Pós-Graduação em Economia & Desenvolvimento
  • Lauana Rossetto Lazaretti Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Patricia Batistella Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Paulo Ricardo Feistel Docente na Universidade Federal de Santa Maria/Programa de Pós-Graduação em Economia & Desenvolvimento

DOI:

https://doi.org/10.4013/pe.2018.142.03

Resumo

O objetivo do estudo é analisar o processo de transmissão simétrica na formação do preço da saca de soja nas praças de Passo Fundo/RS, Maringá/PR e Rondonópolis/MT. Conjuntamente estas praças são destaque nacional da produção e comercialização de soja. No mercado internacional a China configura-se como o maior importador de soja brasileira, com destaque a partir dos anos 2000. A pesquisa pode ser caracterizada como quantitativa, uma vez que, investiga as relações existentes entre o mercado internacional de soja em grãos e o mercado nacional de Passo Fundo/RS, Maringá/PR e Rondonópolis/MT através do Modelo de Correção de Erros VECM (Vector Error Correction Model). A análise está fundamentada no modelo econométrico de transmissão de preços e baseado pelo princípio da Lei do Preço Único. Entre os principais resultados, destaca-se a magnitude dos coeficientes das cotações na Chicago Board of Trade (CBOT), seguido da taxa de câmbio e do prêmio de exportação em relação ao preço pago pela saca de soja em Passo Fundo/RS, Maringá/PR e Rondonópolis/MT. Um destaque entre as praças estudadas é a maior transmissão de preço, perto da unidade, para Rondonópolis/MT, ou seja, as variações da CBOT são transmitidas integralmente. Juntas as variáveis citadas revelaram a existência de cointegração e equilíbrio de longo prazo para as praças estudadas. O estudo da simetria de transmissão do preço da soja é mais uma alternativa que pode ser utilizada no momento da comercialização, na formulação de estratégias e pode contribuir para reduzir os riscos de perdas, do produtor rural.

 

Downloads

Publicado

2019-09-17

Edição

Seção

Artigos