O impacto do fim da política monetária americana não convencional sobre a economia brasileira
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.2018.142.02Resumo
O objetivo principal deste trabalho é estimar os prováveis efeitos do tapering – volta da política monetária americana ao nível padrão, após o afrouxamento da monetário causado pela política de quantitative easing – sobre a economia brasileira. Os dados utilizados foram do período de julho de 1999 até outubro de 2015. As metodologias utilizadas foram: um modelo ARIMA estimado por máxima verossimilhança e os impactos sobre as variáveis macroeconômicas verificadas por vetor autorregressivo com correções de erros (VECM). Os resultados mostram que um aumento da taxa de juros americana tem influência sobre as variáveis da economia Brasileira. Entre as consequências de curto prazo estão: a desvalorização da taxa de câmbio, impacto negativo sobre o PIB, o aumento da inflação, além de uma melhora no saldo da balança comercial, seguida por uma deterioração.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.