Analisando a performance setorial nos estados da Região Sul entre 2007 e 2012: uma análise Shift-Share
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.2015.111.03Resumo
Este trabalho pretende averiguar o desempenho econômico dos estados da região Sul entre si e frente ao restante do país. Especificamente, objetiva-se decompor a taxa de crescimento do trabalho setorial entre seus componentes estrutural e diferencial. Para tal, empregamos o método Shift-Share para as economias da região Sul no período 2007-2012. Utiliza-se a metodologia desenvolvida por Esteban-Marquillas, a fi m de mitigar os problemas presentes na análise Shift-Share (ou estrutural-diferencial). Como um resultado das investigações, constatou-se que o estado do Paraná apresentou o melhor desempenho econômico, o mesmo exibindo um maior número de setores com vantagens comparativas especializadas. Os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão atrás no que diz respeito à performance e setores com vantagens comparativas. Há uma clara deterioração da situação para essas economias. Esses resultados validam as interpretações quanto à queda do desempenho das economias gaúchas e catarinenses frente ao Paraná e ao restante do Brasil.
Palavras-chave: Método Shift-Share, emprego, desenvolvimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.