O papel da inovação financeira em economias monetárias de produção
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.2014.102.02Resumo
Este artigo analisa o papel das inovações financeiras em economias monetárias de produção à luz da importância de atividades inovativas para as empresas produtivas. Especificamente, busca-se entender qual a motivação das instituições financeiras ao desenvolverem novos produtos e serviços financeiros, além dos desdobramentos dessas inovações no sistema econômico. Para tanto, parte-se da abordagem schumpeteriana acerca da inovação no lado real da economia, para, na sequência, através do referencial teórico de Keynes e dos pós-keynesianos no que tange ao comportamento do sistema financeiro em uma economia monetária de produção, entender que o processo de desenvolvimento das inovações financeiras parte da mesma lógica que as inovações produtivas, ou seja, da busca por lucros e diferenciação de mercado, com a peculiaridade de gerar implicações específicas a toda a dinâmica econômica.
Palavras-chave: Inovação financeira, economia monetária de produção, instabilidade econômica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.