Pass-through da taxa de câmbio e índices de preços: uma análise para a economia brasileira (1999-2011)
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.2013.91.03Resumo
O presente trabalho investiga a relação entre as variações nos índices de preços e as variações na taxa de câmbio, analisando o efeito pass-through cambial. Para tanto, utilizaramse variáveis no horizonte temporal de janeiro de 1999 a dezembro de 2011, com o objetivo de captar o início da mudança de regime cambial na economia brasileira, e, assim, estimou-se um Vetor Autorregressivo (VAR) inferindo o impulso resposta, decomposição da variância, assim como o teste de causalidade de Granger. Além disso, verificam-se as elasticidades de longo e curto prazo do efeito de repasse cambial através do modelo Autorregressivo com Lags Distribuídos (ARDL). Com base nos resultados encontrados, acredita-se que o pass-through cambial afeta de forma mais contundente os preços no atacado do que os preços domésticos, sendo que os primeiros possuem uma maior sensibilidade no curto e longo prazo em relação às variações cambiais.
Palavras-chave: pass-through cambial, índice de preços, Vetor Autorregressivo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.