Pass-through da taxa de câmbio e índices de preços: uma análise para a economia brasileira (1999-2011)

Autores

  • Gabrielito Rauter Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGE / UFRGS
  • Rodrigo Nobre Fernandez Universidade Federal de Pelotas - UFPel / DECON

DOI:

https://doi.org/10.4013/pe.2013.91.03

Resumo

O presente trabalho investiga a relação entre as variações nos índices de preços e as variações na taxa de câmbio, analisando o efeito pass-through cambial. Para tanto, utilizaramse variáveis no horizonte temporal de janeiro de 1999 a dezembro de 2011, com o objetivo de captar o início da mudança de regime cambial na economia brasileira, e, assim, estimou-se um Vetor Autorregressivo (VAR) inferindo o impulso resposta, decomposição da variância, assim como o teste de causalidade de Granger. Além disso, verificam-se as elasticidades de longo e curto prazo do efeito de repasse cambial através do modelo Autorregressivo com Lags Distribuídos (ARDL). Com base nos resultados encontrados, acredita-se que o pass-through cambial afeta de forma mais contundente os preços no atacado do que os preços domésticos, sendo que os primeiros possuem uma maior sensibilidade no curto e longo prazo em relação às variações cambiais.

Palavras-chave: pass-through cambial, índice de preços, Vetor Autorregressivo.

Biografia do Autor

Gabrielito Rauter Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGE / UFRGS

Doutorando em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGE / UFRGS. Mestre em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados da Universidade Federal de Pelotas - PPGOM / UFPEL (2011). Graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2006). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, Economia Regional, Métodos Quantitativos e Empreendedorismo.

Rodrigo Nobre Fernandez, Universidade Federal de Pelotas - UFPel / DECON

Doutorando em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGE/UFRGS. Mestre em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados da Universidade Federal de Pelotas - PPGOM/UFPEL (2011). Graduado em ciências econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2008). Técnico em Sistemas para Internet e Intranets pelo Colégio Técnico Industrial Professor Mário Alquati - CTI/FURG (2004). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia da Informação e Economia Computacional

Downloads

Publicado

2013-04-29

Edição

Seção

Artigos