Impactos do novo Acordo da Basiléia nos países em desenvolvimento
Resumo
O objetivo deste trabalho é discutir as mudanças sugeridas nas medidas de risco de crédito apresentadas pelo novo Acordo da Basiléia, dentro da proposta do Pilar 1, com ênfase nos países em desenvolvimento. Contudo, a principal conclusão deste trabalho é as repercussões desse novo Acordo sobre os países em desenvolvimento sejam negativas, podendo provocar uma crise de larga escala. Em 1999 o Comitê da Basiléia de supervisão bancária apresentou uma proposta - New Framework for Capital Adequacy - em resposta às críticas feitas ao Acordo de 1988. Essa nova proposta está apoiada sobre três elementos principais, denominados Pilares. O primeiro trata de regras de capital mínimo, baseadas em pesos que têm a intenção de serem mais adequados ao risco econômico que os do Acordo de 1988.
Palavras-chave: Acordo da Basiléia; regulação financeira; risco de crédito.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.