Gerenciamento da geração de energia elétrica por subsistemas: uma abordagem competitiva
Resumo
Este artigo descreve uma abordagem competitiva para a geração de energia elétrica no Brasil. O objetivo é propor um modelo em que cada subsistema gerencia a sua operação de forma independente, criando condições para o desenvolvimento da região de acordo com as suas próprias características. O processo decisório é descrito a partir da Teoria dos Jogos, em que os agentes levam a cabo suas estratégias a partir de decisões em relação às quantidades produzidas, resultando no equilíbrio Nash-Cournot. Nesta abordagem é destacada a importância de um correto dimensionamento das linhas de transmissão, pois esta assegura a competição sem a necessidade de arranjos para o gerenciamento da congestão.
Palavras-chave: Teoria dos Jogos; Reforma do Setor Elétrico Brasileiro; Gerenciamento de Sistemas de Energia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.