As redes sociais da economia local: um estudo de caso na Serra Gaúcha
Resumo
O trabalho analisa redes sociais de reciprocidade e de trabalho no município de Veranópolis e região, Estado do Rio Grande do Sul (Brasil). O objetivo é examinar o surgimento das redes de trabalho e de que maneira estas são fundamenta das em reciprocidade, relações de proximidade e parentesco. O estudo contemplou três redes estabelecidas no município, ligadas: 1)aos fruteiros 2) às indústrias de microfusões e 3) às indústrias de calçados e bolas. As conclusões do trabalho apontam que a reciprocidade, a proximidade e o parentesco se constituíram em mecanismos sociais para a formação de redes de trabalho e de sociabilidade. As redes contribuem de forma relevante para dinamizar a economia rural e urbana do território e diversificar o mercado de trabalho. Portanto, as redes de reciprocidade e de trabalho estruturam as interações entre os atores sociais, constituindo-se num modo de regular os mercados e a concorrência.
Palavras-chave: redes sociais; reciprocidade; desenvolvimento local.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.