O setor externo da economia brasileira durante e após o Plano Real
Resumo
O propósito deste artigo é analisar o setor externo da economia brasileira durante e após o Plano Real, com ênfase nas variáveis taxa de câmbio e balança comercial. O Plano Real, que vigorou no Brasil no período de 1994-1999, conseguiu controlar com êxito o processo inflacionário herdado dos anos 80. Porém, o custo foi elevado: ao lado do aumento da dívida pública o país passou a apresentar déficits na balança comercial, bem como aumentou seu passivo externo líquido, travou o crescimento do PIB, aumentou o desemprego.
Palavras-chave: Plano Real, balança comercial, desenvolvimento econômico
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.