A informação no mercado acionário

Autores

  • Marcelo Lopes de Moraes Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Paulo Nunes Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.4013/4286

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o papel da informação entre os investidores, sendo eles pessoas físicas, jurídicas (institucionais) e estrangeiras, debatendo as diferenças de tomadas de decisões entre eles. Fez-se uma análise estatística com base nos dados do índice da Bolsa de Valores do Estado de São Paulo (IBOVESPA), ressaltando-se a participação mensal dos investidores nas transações. O objetivo proposto não foi alcançado, uma vez que o modelo estimado apresentou resultados não significantes. Por ser uma tentativa de gerar um novo modelo, fica como proposta para trabalhos futuros a utilização de outras metodologias econométricas que possam responder tal questão.

Palavras-chave: informação, investimento, instituição.

Downloads

Publicado

2021-06-16

Edição

Seção

Artigos