Exportações de carne bovina brasileira: uma análise a partir de um modelo de equilíbrio geral computável

Autores

  • Rafael Mesquita Pereira Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Alexandre Nunes de Almeida Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP).
  • Rodrigo da Rocha Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

DOI:

https://doi.org/10.4013/16681

Resumo

O Brasil é um dos maiores produtores de carne bovina do mundo. Com relação às exportações, o país ocupa a liderança, comercializando esta commodity in natura para 151 países e, processada, para 103 nações. Em 2015 e 2016, importantes mercados se abriram para este produto brasileiro, gerando uma perspectiva otimista para os seus estados produtores e exportadores. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é analisar os impactos macroeconômicos deste novo cenário internacional para a carne bovina brasileira nos estados da federação. Para tanto, será realizada uma simulação a partir do Modelo de equilíbrio geral computável Orani-G, utilizando como base de dados a Matriz Insumo-Produto do ano de 2005, desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Os resultados mostram que este novo cenário pode trazer benefícios econômicos significativos aos estados que possuem maior vocação exportadora.

Biografia do Autor

Rafael Mesquita Pereira, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutorando em Economia Aplicada na ESALQ (USP). Professor Assistente da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Alexandre Nunes de Almeida, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP).

Doutor em Economia pela Agricultural and Resource Economics - University of Connecticut (EUA). Professor Associado da ESALQ (USP).

Rodrigo da Rocha Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Doutor em Economia pela PUC-RS. Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Downloads

Publicado

2019-09-17

Edição

Seção

Artigos