A relação entre a taxa de juros e o investimento imobiliário na cidade de Porto Alegre: uma verificação empírica da modelagem de vetor autorregressivo
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.2018.141.04Abstract
O mercado imobiliário, nos últimos anos, se apresentou como uma das formas mais seguras de se investir, devido um número significativo de vendas, financiamentos, locações, entre outros. Contudo, não está livre de riscos, um deles é a taxas de juros. O presente artigo tem como objetivo verificar se a taxa de juros provoca um efeito negativo no mercado imobiliário durante o período janeiro 1996 a dezembro 2014, na cidade de Porto Alegre (RS). Para verificar se isso ocorre foi utilizado à modelagem econometria de vetor autoregressivo (VAR) com seus respectivos testes de verificação, decomposição de variância e função impulso resposta. Os resultados obtidos foram que em um nível de significância 5%, o aumento de
1 % na taxa de juros faz com que a venda de imóveis reduza em torno 0,022% ao mês. Por decomposição de variância as séries apresentadas variaram em torno de 1,52% e 3,54% do erro a partir do nono período. Na função impulso resposta as variáveis, taxa de juros e venda imóveis mostraram que ocorrem os choques a partir do mês de março de 1996, perdendo a importância no longo do período.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Perspectiva Econômica the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.