A criminalidade no Rio Grande do Sul: uma análise espacial para anos de 2005, 2010 e 2015
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.2018.141.03Abstract
O objetivo deste estudo é realizar uma análise espacial da criminalidade do Rio Grande do Sul, identificando padrões espaciais para os anos de 2005, 2010 e 2015. Através do instrumental espacial para a construção de indicadores de dependência espacial (Análise Exploratória de Dados Espaciais – AEDE) para crimes contra a pessoa (homicídios) e crimes contra o patrimônio (furto e furto de veículo, roubo e roubo de veículo), espera-se apresentar, mapear e analisar o comportamento da criminalidade no Estado com a identificação de clusters de municípios com alta (ou baixa) taxa de criminalidade. O trabalho apresenta uma breve revisão sobre a teoria econômica do crime, logo depois a metodologia utilizada para mensurar a dependência espacial das taxas de criminalidade através da estatística de I de Moran global e local. Na sequência, utilizando o software GeoDa, apresentaremos os resultados que constatam a existência de forte dependência espacial para as taxas de crimes na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), demonstrando que o grave problema de alta criminalidade presente nesta região persiste ao longo dos anos. Os resultados apontam para a existência de uma maior dinâmica espacial nas ocorrências dos crimes contra a pessoa (homicídios), diferentemente do que ocorre para os crimes contra o patrimônio (furto e furto de veículo, roubo e roubo de veículo) que apresentaram um grau de associação espacial menor em suas taxas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Perspectiva Econômica the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.