Inércia inflacionária, rigidez nominal e preços relativos da economia brasileira: uma análise setorial entre 1999 e 2016
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.2018.141.01Abstract
O objetivo deste trabalho é investigar a relação entre a taxa de inflação e a volatilidade dos preços relativos para a economia brasileira como um todo e para cada setor considerado no cálculo do IPCA (índice de preços ao consumidor amplo) para o período entre 1999 e 2016. Para tanto, foram utilizadas duas metodologias econométricas: MQO e VAR. As conclusões indicaram uma relação positiva entre a taxa de inflação e a volatilidade dos preços relativos e a não aceitação da hipótese de rigidez nominal, o que não é válido para todos os setores da economia brasileira, isto é, para os setores de despesas pessoais, educação, alimentação e bebidas, habitação e transportes não podemos descartar a hipótese de rigidez nominal.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Perspectiva Econômica the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.