Gestão de estoque de medicamentos utilizando classificação ABC em um hospital público
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.2017.133.05Resumo
O gerenciamento de estoques é um desafio para as organizações hospitalares, considerando a grande variedade dos produtos padronizados. O controle eficaz dos estoques, com dados confiáveis, resulta em um bom andamento dos processos operacionais de materiais na instituição. A curva ABC tem se mostrado como um recurso muito utilizado para uma boa gestão dos materiais em estoque. Por este motivo, o objetivo deste trabalho foi analisar a implantação da curva ABC de medicamentos padronizados em um hospital público de médio porte. Considerando a importância da curva A, acompanhou-se também a acurácia dos itens que a compõe no decorrer de quatro meses. Trata-se de um estudo de caso descritivo e quantitativo realizado através de coleta de dados do software do hospital e da contagem do estoque físico. Para elaboração da curva ABC, buscou-se dados de custo e consumo dos medicamentos no sistema do hospital. Na mensuração da acurácia da curva A, procedeu-se a contagens diárias dos itens, verificando suas quantidades no sistema. A partir dos resultados obtidos, pode-se perceber que a categorização dos medicamentos por curvas auxiliou o gestor da farmácia hospitalar a controlar os itens da curva A, que corresponde a 75% do gasto mensal com medicamentos. Sugere-se para futuros trabalhos, a implantação da curva ABC para os demais grupos de materiais, a programação de aquisição e reposição dos itens conforme as curvas, a fim de diminuir o valor estocado de medicamentos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.