A relação entre a taxa de juros e o investimento imobiliário na cidade de Porto Alegre: uma verificação empírica da modelagem de vetor autorregressivo
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.2018.141.04Resumo
O mercado imobiliário, nos últimos anos, se apresentou como uma das formas mais seguras de se investir, devido um número significativo de vendas, financiamentos, locações, entre outros. Contudo, não está livre de riscos, um deles é a taxas de juros. O presente artigo tem como objetivo verificar se a taxa de juros provoca um efeito negativo no mercado imobiliário durante o período janeiro 1996 a dezembro 2014, na cidade de Porto Alegre (RS). Para verificar se isso ocorre foi utilizado à modelagem econometria de vetor autoregressivo (VAR) com seus respectivos testes de verificação, decomposição de variância e função impulso resposta. Os resultados obtidos foram que em um nível de significância 5%, o aumento de
1 % na taxa de juros faz com que a venda de imóveis reduza em torno 0,022% ao mês. Por decomposição de variância as séries apresentadas variaram em torno de 1,52% e 3,54% do erro a partir do nono período. Na função impulso resposta as variáveis, taxa de juros e venda imóveis mostraram que ocorrem os choques a partir do mês de março de 1996, perdendo a importância no longo do período.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.