Teoria de opções reais: uma perspectiva para a valoração econômica do meio ambiente sob incerteza

Autores

  • Glaucia de Paula Falco Faculdade Machado Sobrinho
  • Joyce Gonçalves Altaf Faculdade Machado Sobrinho
  • Irene Raguenet Troccoli Universidade Estácio de Sá
  • Marley Maria Vellasco Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Juan Guilherme Lazo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.4013/pe.2014.101.03

Resumo

Com o processo de deterioração crescente da natureza e das condições naturais para a sobrevivência humana, o tema ambiental deixou de ser assunto somente da teoria econômica e entranhou- se também em outras áreas de pesquisa, bem como na sociedade atual. Entretanto, a avaliação econômica dos recursos naturais que compõem o meio ambiente, por meio das atuais técnicas de valoração tradicionalmente usadas, desconsidera uma série de incertezas presentes no valor destes recursos, o que naturalmente implica uma subestimação dos valores monetários calculados pelas mesmas. Esta situação pode ser contornada por meio do uso dos conceitos-chave da teoria de opções reais, já que sua lógica permite incluir intrinsecamente, na avaliação dos recursos naturais, bem como na análise de investimentos, as incertezas associadas ao uso do meio ambiente ou até mesmo à sua preservação. Assim, o propósito deste estudo é apresentar os conceitos que são a base da teoria de opções reais, e sua relação com o meio ambiente, como forma de suprir algumas das deficiências das atuais técnicas de valoração ambiental.

Palavras-chave: meio ambiente, opções reais, incertezas, irreversibilidade.

Biografia do Autor

Irene Raguenet Troccoli, Universidade Estácio de Sá

Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil. Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Regime: Dedicação exclusiva.

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil. Professora horista

possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professora do Mestrado Profissional em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá (dedicação exclusiva), professora de Marketing de Serviços no curso de MBA em Marketing Estratégico da UFF, e membro do corpo editorial da revista acadêmica Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, da UFF. Atuou como analista sênior na Embratel durante 8 anos, nas áreas de Marketing Estratégico, de Planejamento Estratégico, e Financeira. Tem experiência nas áreas de Economia e Administração, com ênfase em Marketing e em Estratégias Empresariais, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing de serviços, fidelização do consumidor, estratégias empresariais, grupos estratégicos e redes de relacionamento.

Downloads

Publicado

2014-08-27

Edição

Seção

Artigos