Relações de subcontratação no arranjo produtivo de transformados plásticos da região norte de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.2012.82.05Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as relações de subcontratação estabelecidas entre as empresas no arranjo produtivo local (APL) de transformados plásticos da região norte de Santa Catarina. Nesta organização industrial, a maioria das empresas é de micro e pequeno porte, entretanto, conta com a presença de grandes empresas líderes no segmento produtivo. A produção deste APL volta-se, principalmente, para a fabricação de peças técnicas e acessórios diversos para o segmento da construção civil. Os resultados obtidos a partir da pesquisa de campo, composta por 33 empresas pertencentes aos segmentos de embalagens plásticas e artefatos diversos de plásticos, apontam que a localização geográfica e as expressivas interações de empresas, sobretudo as relações de subcontratação, promovem vantagens locacionais, em especial, para as empresas de menor porte. As externalidades positivas se expressam pela presença de trabalhadores qualificados, fornecedores especializados, assistência técnica para máquinas e equipamentos e instituições de apoio ativas, entre outras.
Palavras-chave: arranjos produtivos locais, relações de subcontratação, indústria de produtos plásticos em Santa Catarina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.