O Banco Central do Brasil: evolução histórica e institucional
Resumo
Este texto procura analisar os principais elementos e etapas da evolução histórica e do aperfeiçoamento institucional do Banco Central do Brasil. Depois de várias tentativas de criar um banco central na República Velha, a história de nosso Banco Central passa por três momentos importantes: a criação da Superintendência da Moeda e do Crédito, em 1945, a criação formal do Bacen, em 1964, e as reformas institucionais da Constituinte de 1988. Trata-se de uma longa história marcada por conflitos e resistências. Seus momentos decisivos aconteceram ou por força de regimes militares ou durante uma Constituinte. Na Conclusão, procuramos resumir as principais características institucionais dos Bancos Centrais, pertinentes, também, ao caso brasileiro.
Palavras-chave: Bacen; Sumoc; Sistema Financeiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.