A solidariedade na economia e a Economia Solidária das cooperativas
DOI:
https://doi.org/10.4013/otra.2014.815.02Resumo
O presente ensaio tem por finalidade discutir a solidariedade nas cooperativas. Para isso, foram analisados primeiramente alguns aspectos da Economia Popular e Solidária. Em seguida, é apresentada uma breve consideração sobre cooperativismo. Posteriormente, discute-se a construção da economia solidária e da solidariedade nas cooperativas por meio da igualdade e lealdade entre os agentes. Compreendeu-se, por meio do estudo, que a lealdade é fundamental à sobrevivência, não somente da cooperativa ou do empreendimento solidário em si, mas é basilar à sobrevivência dos ideais de cooperação, coletividade e solidariedade. O maior desafio não é o de erguer um empreendimento solidário, mas mantê-lo solidário diante das exigências do mercado em que se insere.
Palavras-chave: Economia Popular e Solidária, cooperativas, cooperativismo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Otra Economía o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Otra Economía acima explicitadas.