Roteiro bibliográfico do cooperativismo no Brasil (1966 a 2009)
DOI:
https://doi.org/10.4013/otra.2014.814.06Resumo
Neste artigo, objetiva-se apresentar parte dos resultados de um projeto de pesquisa em interface com a extensão que está em curso, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), visando a elaborar um roteiro bibliográfico do cooperativismo brasileiro. Assim, neste artigo apresentam-se os autores e seus livros publicados em coautorias na área de cooperativismo desde a década de 60 em território nacional. Utilizou-se o software PAJEK de análise de rede e visualização de redes sociais para a variável dos autores com publicações em coautorias. Nas variáveis, período das publicações, temas abordados pelos autores, região geográfica de publicação das obras e a base de dados pesquisada, fez-se uso do software SPSS 12.0 para análises estatísticas descritivas. Portanto, trata-se de um artigo descritivo. A literatura cooperativista é ampla e dinâmica. Há autores que trabalham no debate doutrinário e ideológico, outros se atêm às questões legais como legislação e tributação de cooperativas, e há os que direcionam seus estudos aos diversos tipos de cooperativas existentes, entre muitos outros temas. Tal fato, somado ao reduzido número de referenciais bibliográficos sobre o cooperativismo no Brasil, serviu de incentivo para desenvolver um roteiro bibliográfico que apresente o estado da arte a respeito desse tema e sirva de base para o desenvolvimento de pesquisas científicas e estudos em profundidade.
Palavras-chave: cooperativismo, cooperativas, referencial bibliográfico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Otra Economía o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Otra Economía acima explicitadas.