Empreendimentos econômicos solidários: implicações da ação externa
DOI:
https://doi.org/10.4013/1158Resumo
Ações da economia solidária são entendidas por muitos como formas mais solidárias de produzir e distribuir bens e serviços materiais e imateriais. De modo geral, esses empreendimentos são apoiados/assessorados por pessoas ou entidades denominados como agentes, apoiadores, mediadores. A priori, esses agentes se vinculam aos empreendimentos com intuitos que vão desde trabalhos assistencialistas, até intervenções que buscam uma gestão participativa plena. No âmbito desse texto, que possui contornos bibliográficos, objetiva-se discutir a prática dos agentes/mediadores junto aos empreendimentos econômicos solidários no processo de gestão desses grupos. A relevância deste estudo é evidenciada pelo grande número de empreendimentos que necessitam da atuação de apoiadores seja para se instituir e se manter, por meio de financiamento, assessoria, organização e, ou na gestão das atividades. Conclui-se que o debate do processo de apoio seja constante, pois, dependendo da forma de sua atuação podem ocorrer problemas relacionados à construção da autogestão e de sua apropriação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Otra Economía o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Otra Economía acima explicitadas.