Normatizando solidariedade: experiência de construção coletiva de regras de uma cooperativa informal de Economia Solidária
DOI:
https://doi.org/10.4013/otra.2015.916.05Resumen
Propõe-se apresentar e discutir uma das experiências da Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da Universidade Estadual de Feira de Santana, no processo de incubação de grupo informal que explora, desde março de 2013, uma das cantinas da Universidade. Na experiência relatada, acompanha-se o grupo na elaboração das regras que disciplinam seu funcionamento, com respeito aos princípios da autogestão, cooperação, solidariedade, valorização do trabalho e democracia. A metodologia adotada partiu de entrevistas realizadas individualmente com os integrantes da iniciativa, colhendo-se aspectos de suas vivências pessoais, expectativas com o trabalho cooperado, suas vantagens e dificuldades. Vêm sendo, então, realizadas rodas de conversa em que são coletivamente discutidas e construídas regras sobre divisão do trabalho e de seus frutos, direitos e obrigações dos membros, procedimento para tomada de decisões, sanções, mediação de conflitos, organização das atividades. Muito embora se vislumbre como objetivo a futura elaboração de um estatuto tradicional destinado à formalização jurídica do grupo, elegeu-se como prioridade a construção de regras que, utilizando-se da linguagem informal e refletindo as experiências de convivência, relações de poder e sentidos de moralidade e justiça concretamente vivenciados – mesmo que à margem do Direito estatal – sejam capazes de disciplinar construtivamente a convivência, fortalecendo em especial o ideal de solidariedade que norteia a Economia Solidária.
Palavras-chave: Economia Solidária, incubação, elaboração de regras, cooperativa.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta revista ofrece acceso libre inmediato a su contenido, siguiendo el principio de que La disponibilización gratuita del conocimiento científico al público proporciona mayor democratización mundial del conocimiento.