Identidade, aprendizagem e protagonismo social: sentido do trabalho para sujeitos recicladores

Autores/as

  • Maria de Lourdes Borges Doutora e Mestra em Administração, Psícóloga. Professora Pesquisadora do PPG Memória Social e Bens Culturais do Centro Universitário La Salle - Canoas. Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias Sociais, Inovação e Desenvolvimento.
  • Robinson Henrique Scholz Mestre em Ciências Sociais, professor do Centro Universitário La Salle - Canoas, doutorando em Ciências Sociais (UNISINOS)
  • Graciema de Fátima da Rosa Psicóloga, mestra em Educação, Professora do Centro Universitário La Salle/Canoas

DOI:

https://doi.org/10.4013/otra.2014.814.08

Resumen

O objetivo do artigo é analisar como trabalhadores de cooperativas de reciclagem produzem o sentido do seu trabalho. O campo de estudo são seis cooperativas atuantes na reciclagem de resíduos pós-consumo, localizadas nas periferias dos municípios de Canoas e de Esteio (RS, Brasil). A escolha destes empreendimentos se deu por meio da atuação de assessoria prestada pela Incubadora de Empreendimentos Solidários, vinculada ao Centro Universitário La Salle (Unilasalle). Foram realizadas 18 entrevistas semiestruturadas com catadores participantes dos empreendimentos incubados e diários de campo registrados pelos pesquisadores. As entrevistas foram transcritas, sistematizadas e analisadas pela Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que: (i) houve ressignificação da identidade a partir do trabalho coletivo com resíduos pós-consumo, por meio das interações, reflexões e autovalorização do trabalho e do meio ambiente; (ii) houve aprendizado em termos de mudança de comportamento nos níveis individual, interacional e organizacional e (iii) houve reconhecimento do trabalho realizado como uma ação de protagonismo social, em que os sujeitos se sentem contribuindo como cuidadores do planeta.

Palavras-chave: identidade, aprendizagem, protagonismo social, cooperativas de reciclagem.

Biografía del autor/a

Maria de Lourdes Borges, Doutora e Mestra em Administração, Psícóloga. Professora Pesquisadora do PPG Memória Social e Bens Culturais do Centro Universitário La Salle - Canoas. Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias Sociais, Inovação e Desenvolvimento.

Robinson Henrique Scholz, Mestre em Ciências Sociais, professor do Centro Universitário La Salle - Canoas, doutorando em Ciências Sociais (UNISINOS)

Graciema de Fátima da Rosa, Psicóloga, mestra em Educação, Professora do Centro Universitário La Salle/Canoas

Publicado

2014-07-28

Número

Sección

Economía Social y Solidaria: experiencias y sujetos