As formas de comercialização na economia social e solidária e os princípios de comportamento econômico de Polanyi
DOI:
https://doi.org/10.4013/otra.2012.610.07Palabras clave:
Economia social e solidária, comercialização, missão, atividade econômica, PolanyiResumen
Este artigo tem como objeto de estudo as organizações de economia social e solidária que combinam finalidade social com atividades econômicas de mercado. Sendo assim inseridas em uma lógica de mercado, a observação empírica revela que essas organizações adotam diferentes formas de comercialização que as permite vender produtos e serviços em função de uma finalidade social. A fim de compreender como tais formas de comercialização surgem e quais são suas características, este artigo sugere a construção de um quadro teórico baseado nos princípios de comportamento econômico de Polanyi. Tais princípios evidenciam a existência de três regimes econômicos e de três tipos de recursos que são hibridizados por essas organizações, e que explicam sua origem, seu papel na economia, e, assim, suas quatro formas híbridas de comercialização: não-relacionada, relacionada, integrada e incorporada. A tipologia proposta vai além de uma simples descrição do que pode ser observado empiricamente, e consiste em uma primeira tentativa de teorização da questão da hibridação das atividades econômicas na economia social e solidária. Além de auxiliar na compreensão da complexidade e da pluralidade que caracterizam as organizações de economia social e solidária, tal quadro teórico pode auxiliar na identificação de pistas importantes de pesquisa quando aplicado aos mais diversos contextos nacionais.
Palavras-chave: economia social e solidária, comercialização, missão, atividade econômica, Polanyi.
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