Recycling lives: The strength of solidarity enterprises in social integration through work

Authors

  • Cristina Clara Ribeiro Parente Faculdade de Letras da Universidade do Porto Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
  • Ana Mafalda Carvalho Gomes Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Associação para o Empreendedorismo e Sustentabilidade do Terceiro Setor - A3S

DOI:

https://doi.org/10.4013/otra.2015.916.06

Abstract

Unemployment and the consequent growth of socially vulnerable people in Brazil during the 1980s and 1990s have contributed to increase the importance of solidarity economy as well as to its political-institutional recognition. This economic system rests on self-managed production and is based on participation and cooperation. Its aim is to satisfy the needs of all actors involved. This article focuses on an association whose mission is to socially integrate individuals through work. By means of an intensive methodological approach, the organization is characterized by using a typology of social entrepreneurship. The analysis also demonstrates the power of the work of inclusion carried out by the association, which takes in manpower to subsequently qualify it and give it dignity.

Keywords: solidarity economy, social integration, work, recyclable material collectors, Brazil.

Author Biographies

Cristina Clara Ribeiro Parente, Faculdade de Letras da Universidade do Porto Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

ocióloga de formação, é Professora Auxiliar  com Agregação  (2011) na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e Investigadora do Instituto de Sociologia (IS-FLUP) da mesma instituição, desde 1991. Obteve o Grau de Doutora em 2004 e de Licenciada em 1990, ambos em Sociologia pela FLUP. Concluiu o Grau de Mestre em Políticas e Gestão de Recursos Humanos no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa, em 1996. Em 2012, conclui pós-doutoramento em Administração no Centro de Pós-Graduação em Pesquisas em Administração da Faculdade de Ciências Económicas da Universidade Federal de Minas Gerais.
No âmbito, do DS-FLUP, criou, a Secção de Formação e Educação Contínua. Liderou e co-liderou a equipa de comunicação externa do DS-FLUP. Coordenou a linha de investigação Trabalho, Emprego, Profissões e Organizações (TEPO) do IS-FLUP. Desenvolve actividades quer como investigadora, quer como coordenadora e responsável científica de projectos sobre as temáticas da gestão de recursos humanos e da formação de adultos, da sociologia empresarial e da economia social. Assume as funções de editora da nova série working papers do IS-FLUP. É orientadora e co-orientadora de várias Dissertações Mestrado e Doutoramento e tem integrado Júris de várias provas académicas. É autora e co-autora de vários artigos científicos e livros, comunicações e conferências proferidas quer em meios académicos, quer profissionais. Exerce funções de avaliadora de obras e de artigos científicos para edição em publicações da especialidade, assim como de comunicações para integração em congressos científicos.

Desenvolve actividades de formadora, de consultora metodológica e avaliadora de projectos de intervenção social e organizacional.
É  membro co-fundador da A3S - Associação para o Empreendedorismo Social e a Sustentabilidade do Terceiro Sector (2006).

Ana Mafalda Carvalho Gomes, Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Associação para o Empreendedorismo e Sustentabilidade do Terceiro Setor - A3S

Mestre em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Licenciada em Sociologia da mesma Faculdade. Foi bolseira de iniciação à investigação da Fundação de Ciência e Tecnologia em 2008 /2009 no âmbito da qual participou no Observatório do Emprego dos Diplomados em Sociologia, um projecto do Instituto de Sociologia da FLUP. Realizou um estágio de 4 meses num Hospital Público Brasileiro na área dos Recursos Humanos, em 2012. O tema da dissertação de mestrado incidiu no estudo de caso de um empreendimento da economia solidária brasileira que integra população de rua através da sua força de trabalho. Investigadora num projecto sobre empreendedorismo social no âmbito do programa Investigação Júnior da Universidade do Porto (IJUP 2011). Voluntária na Associação para o Empreendorismo Social e a Sustentabilidade do Terceiro Sector (A3S). Em 2013 trabalhou no núcleo de respostas sociais no Instituto de Segurança Social.

 

Published

2015-04-30

Issue

Section

Social Solidarity Economy: Experiences and subjects