Os riscos da comunidade capturada X a plataforma da “favelania”
DOI:
https://doi.org/10.4013/1157Abstract
Nesse artigo procuramos indicar o risco que atualmente representa para os direitos dos favelados uma “captura as noção de comunidade” como política de contenção e
controle tendo como palco a cidade do Rio de Janeiro. Procuramos identificar os elementos que justificariam um projeto de investigação sobre os usos da noção de comunidade que se inscreve no debate sobre a favela/periferia. Resgatamos na sua elaboração um conjunto de outros trabalhos que descrevem uma problemática que confronta duas agendas para a cidade. Partimos da identificação das componentes da estratégia do constitucionalismo de controle na sua relação com a idéia de “pacificação” 22 da comunidade, como hipótese de pesquisa que articula o controle social com a agenda de choque de ordem. Complementamos o trabalho com o tema da agenda alternativa, a que denominamos estratégia da “favelania”, para o que utilizamos ao longo do texto algumas elaborações anteriores. A reflexão crítica sobre o uso atual da noção de comunidade como elemento de uma estratégia de controle social foi elaborado após o novo conjunto de incidentes ligados ao confronto no Morro dos Macacos no Rio de Janeiro.23 Buscamos, também, elaborar uma breve descrição (genealógica) dos processos de modernização na sua relação com a formação dos novos problemas e conflitos da periferia urbana brasileira.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Otra Economia the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.