Identidade, aprendizagem e protagonismo social: sentido do trabalho para sujeitos recicladores
DOI:
https://doi.org/10.4013/otra.2014.814.08Resumo
O objetivo do artigo é analisar como trabalhadores de cooperativas de reciclagem produzem o sentido do seu trabalho. O campo de estudo são seis cooperativas atuantes na reciclagem de resíduos pós-consumo, localizadas nas periferias dos municípios de Canoas e de Esteio (RS, Brasil). A escolha destes empreendimentos se deu por meio da atuação de assessoria prestada pela Incubadora de Empreendimentos Solidários, vinculada ao Centro Universitário La Salle (Unilasalle). Foram realizadas 18 entrevistas semiestruturadas com catadores participantes dos empreendimentos incubados e diários de campo registrados pelos pesquisadores. As entrevistas foram transcritas, sistematizadas e analisadas pela Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que: (i) houve ressignificação da identidade a partir do trabalho coletivo com resíduos pós-consumo, por meio das interações, reflexões e autovalorização do trabalho e do meio ambiente; (ii) houve aprendizado em termos de mudança de comportamento nos níveis individual, interacional e organizacional e (iii) houve reconhecimento do trabalho realizado como uma ação de protagonismo social, em que os sujeitos se sentem contribuindo como cuidadores do planeta.
Palavras-chave: identidade, aprendizagem, protagonismo social, cooperativas de reciclagem.
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