As formas de comercialização na economia social e solidária e os princípios de comportamento econômico de Polanyi
DOI:
https://doi.org/10.4013/otra.2012.610.07Palavras-chave:
Economia social e solidária, comercialização, missão, atividade econômica, PolanyiResumo
Este artigo tem como objeto de estudo as organizações de economia social e solidária que combinam finalidade social com atividades econômicas de mercado. Sendo assim inseridas em uma lógica de mercado, a observação empírica revela que essas organizações adotam diferentes formas de comercialização que as permite vender produtos e serviços em função de uma finalidade social. A fim de compreender como tais formas de comercialização surgem e quais são suas características, este artigo sugere a construção de um quadro teórico baseado nos princípios de comportamento econômico de Polanyi. Tais princípios evidenciam a existência de três regimes econômicos e de três tipos de recursos que são hibridizados por essas organizações, e que explicam sua origem, seu papel na economia, e, assim, suas quatro formas híbridas de comercialização: não-relacionada, relacionada, integrada e incorporada. A tipologia proposta vai além de uma simples descrição do que pode ser observado empiricamente, e consiste em uma primeira tentativa de teorização da questão da hibridação das atividades econômicas na economia social e solidária. Além de auxiliar na compreensão da complexidade e da pluralidade que caracterizam as organizações de economia social e solidária, tal quadro teórico pode auxiliar na identificação de pistas importantes de pesquisa quando aplicado aos mais diversos contextos nacionais.
Palavras-chave: economia social e solidária, comercialização, missão, atividade econômica, Polanyi.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Otra Economía o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Otra Economía acima explicitadas.