A presença de ovos é uma questão relevante para predadores de ninhos de quelônios de água doce?
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2018.134.10Resumo
A predação é considerada um jogo entre dois jogadores – predador e presa –, no qual tal pressão pode afetar as interações, atuando na distribuição e abundância de presas e predadores. Neste trabalho, avaliamos se a taxa de predação em ninhos artificiais varia em função da presença de ovos. Nossa hipótese é que, devido às pistas (visuais e olfativas) de solo revolvido deixadas em ninhos recém construídos, os predadores atacam ninhos independentemente da presença de ovos. Para testar essa hipótese, utilizamos ovos de codorna e construímos 30 ninhos artificiais divididos em dois tratamentos (15 com ovos e 15 sem ovos) na ESEC Taim, Brasil, e verificamos os ninhos durante dois dias consecutivos. Identificamos possíveis predadores por meio de registro em armadilhas fotográficas instaladas próximas aos ninhos, associadas à identificação das pegadas nos ninhos perturbados. Identificamos altas taxas de predação em ambos os tratamentos, corroborando nossa hipótese. Identificamos Cerdocyon thous e Lycalopex gymnocercus como predadores mais frequentes. Nossos resultados sugerem que os ninhos de quelônios são altamente detectáveis por predadores e que as pistas de localização usadas pelos graxains para encontrar ninhos recém-construídos estão relacionadas com a perturbação do solo, e não com a presença de ovos nos ninhos.
Palavras-chave: forrageamento, interação interespecífica, taxa de predação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.