Casos de cuidado aloparental induzido em morcego-de-cauda-curta
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2018.134.09Resumo
O cuidado aloparental tem sido relatado em mais de 120 espécies de mamíferos. Aqui, descrevemos os primeiros casos observados de cuidado aloparental induzido no morcego- de-cauda-curta (Carollia perspicillata) na caverna Macaregua (Santander, Colômbia). Como parte de um estudo reprodutivo, indivíduos de C. perspicillata foram amostrados entre junho e agosto de 2015. Durante duas ocasiões distintas, observamos a disposição das fêmeas lactantes em aceitar e transportar filhotes abandonados após colocarmos uma fêmea e um filhote não parental juntos. Informações adicionais são necessárias para confirmar a capacidade de adoção do morcego-de-cauda-curta. Este é o primeiro registro de comportamento potencialmente cooperativo nessa espécie.
Palavras-chave: cuidado aloparental, comportamento cooperativo, Chiroptera, Colômbia, fêmeas lactantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.