Determinação dos efeitos de dois suplementos alimentares em Drosophila melanogaster
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2018.134.02Resumo
Pleurotus spp. são consideradas espécies de cogumelo extremamente ricas do ponto de vista nutricional, proporcionando reforço imunológico quando consumidas. No entanto, poucos cogumelos foram testados quanto à sua interferência fenotípica e genotípica em modelos animais para garantir a dosagem adequada para seu uso. Este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos de duas espécies de cogumelos sobre a capacidade reprodutiva de Drosophila melanogaster. Pleurotus citrinopileatus Singer e Lentinus sajor-caju (Fr.) Fr. foram fornecidos separadamente, em concentrações específicas, como suplementos alimentares às moscas da fruta. O número total de larvas, pupas e adultos desenvolvidos foram então avaliados para cada tratamento. Análises de marcadores moleculares do tipo Inter simple sequence repeats foram realizadas para inferir mudanças genotípicas nas moscas alimentadas com os cogumelos. Nossos resultados sugerem que Pleurotus spp. podem causar mudanças positivas na capacidade reprodutiva das moscas, uma vez que Pleurotus citrinopileatus, em particular, acelerou o ciclo de vida e revelou uma maior dissimilaridade genética das moscas suplementadas com esse fungo em sua dieta.
Palavras-chave: moscas das frutas, estímulo reprodutivo, cogumelos comestíveis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.