Tendências temporais na literatura científica sobre a comunidade zooplanctônica
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2018.134.01Resumo
O zooplâncton desempenha um papel chave nas cadeias alimentares aquáticas. No presente estudo, nosso objetivo foi avaliar tendências dos estudos com zooplâncton na literatura científica entre 1991 e 2015 e também responder às seguintes questões: (i) O número de estudos aumentou? (ii) Quais são os principais países e revistas que publicam trabalhos científicos sobre zooplâncton? (iii) É possível identificar tendências temporais? Utilizamos a base de dados ISI Web of Science para encontrar artigos que tinham em seu título, resumo ou palavras-chave a expressão “zooplankton” ou seus grupos (“copepods”, “cladocerans”, “rotifers”, “testate amoebae”). O número de publicações com zooplâncton aumentou ao longo dos anos, mas, quando removemos o efeito do total de publicações, o número de publicações com copépodes diminuiu, enquanto as publicações sobre amebas testáceas aumentaram. O país que mais publicou trabalhos foi os EUA e a revista, Hydrobiologia. As palavras-chave formaram quatro grupos, evidenciando mudanças temporais no principal interesse dos estudos com comunidades zooplanctônicas. Os artigos mais antigos mostraram o interesse dos pesquisadores na descrição de espécies. Nos anos subsequentes, a principal preocupação foi também a análise descritiva, mas também a ecologia e outros aspectos. Recentemente, estudos relacionados com questões ambientais, preservação e sustentabilidade tornaram-se mais frequentes.
Palavras-chave: revisão sistemática, interesse científico, limnologia, água, cadeia alimentar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.