Regeneração lenhosa em pastagem abandonada em área de floresta estacional decidual

Autores

  • Helen Carla Belan Universidade Federal de Uberlândia
  • Marcela Saldanha Pires Universidade Federal de Uberlândia
  • André R. Terra Nascimento Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.4013/nbc.2018.133.05

Resumo

A regeneração natural em áreas de pastagem pode ser um processo muito lento, devido às diversas barreiras impostas por esse tipo de ambiente. Com o objetivo de investigar o potencial de regeneração natural das espécies lenhosas de uma área de pastagem abandonada, originalmente coberta por Floresta Estacional Decidual, buscou-se investigar os padrões florísticos da regeneração, delimitando dois microambientes: um abaixo da copa de árvores remanescentes isoladas e outro fora da projeção dessas mesmas copas. Em cada uma das 20 árvores remanescentes selecionadas, foram instaladas quatro parcelas de 4 m², sendo duas em cada microambiente. Nessas parcelas, foram inventariados todos os indivíduos lenhosos acima de 15 cm de altura e abaixo de 5 cm de diâmetro à altura do peito. No total, foram encontrados 245 indivíduos (224 abaixo da copa das árvores e 21 fora da copa), distribuídos em 51 espécies, 42 gêneros e 22 famílias botânicas. Os resultados apontam um grande potencial de regeneração para a área estudada, assim como corroboram com pesquisas que apontam o efeito facilitador de árvores remanescentes isoladas em pastagens.

Palavras-chave: espécies arbóreas, facilitação, restauração, árvores remanescentes.

Biografia do Autor

Helen Carla Belan, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais, pela Universidade Federal de Uberlândia/MG (2016). Mestrado no mesmo Programa de Pós-Graduação (2015). Graduação em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual de Maringá/PR (2012). Tem experiência na área de Ecologia Vegetal, com ênfase em interações positivas interespecíficas.

Marcela Saldanha Pires, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais. Bióloga, graduada pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus São Gabriel, Rio Grande do Sul.

André R. Terra Nascimento, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), mestrado em Silvicultura pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia no Estado de Minas Gerais lecionando nos cursos de graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Ecologia vegetal, com ênfase em Ecologia de Populações e Comunidades, atuando principalmente nos seguintes temas: Levantamento e análise de vegetação, Fragmentação de Habitats, Conservação e manejo de recursos naturais, Processos ecológicos, Métodos de mensuração e Relação espécie-ambiente.

Downloads

Publicado

2018-09-04

Edição

Seção

Artigos