Padrões fenológicos de espécies zoocóricas arbustivo-arbóreas em duas áreas na Floresta Nacional do Ibura, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2018.133.04Resumo
A fenologia das espécies zoocóricas é de fundamental importância para o entendimento das flutuações na disponibilidade de recursos alimentares para a fauna. O objetivo deste estudo é descrever os padrões fenológicos de espécies arbustivas e arbóreas na Floresta Nacional do Ibura, Sergipe. Além disso, procuramos analisar se os ciclos fenológicos são influenciados pela sazonalidade climática. A amostragem foi feita por meio de parcelas, dez parcelas em uma área de floresta mais conservada e dez em uma plantação de eucalipto (Corymbia citriodora). Todos os indivíduos que satisfizeram os critérios de inclusão tiveram seus ciclos fenológicos monitorados mensalmente (novembro de 2013 a maio de 2016). Os resultados mostraram que a queda das folhas foi mais típica entre dezembro e fevereiro, enquanto a brotação foi mais comum entre fevereiro e maio. A floração ocorreu entre os meses de dezembro e março e a consequente frutificação entre fevereiro e maio. Dados fenológicos descrevem ritmos reprodutivos altamente sincronizados com a precipitação, resultando no desenvolvimento de floração no final da estação seca e frutificação no início da estação chuvosa. A maioria dos indivíduos apresentou um padrão reprodutivo bem definido, com ciclos influenciados por condições sazonais.
Palavras-chave: Floresta Atlântica, sazonalidade climática, Sergipe, plantação de eucalipto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.