Fenologia e visitantes florais de Psychotria nuda (Rubiaceae) em um fragmento urbano de Mata Atlântica no sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2018.133.02Resumo
Psychotria nuda é uma árvore nativa do Brasil, ocorrente na Floresta Ombrófila Densa, que possui floração e frutificação maciças, atraindo muitos polinizadores e dispersores. Este estudo objetivou conhecer as fenofases de P. nuda e seus polinizadores, relacionando-os com os fatores ambientais em escala temporal, com ênfase à floração, assim como com a diversidade de polinizadores e sua fenologia. A área de estudo compreende um remanescente de floresta localizado em Santa Catarina, sul do Brasil. As observações fenológicas e de polinização foram realizadas quinzenalmente, no período de julho/2016 a julho/2017. Os resultados indicaram que o pico de folhas senescentes, brotação, floração e de frutos maduros coincidiu com os meses mais quentes e chuvosos do ano. Frutos imaturos persistiram quase o ano inteiro. Houve baixa sincronia de atividade fenológica na população. Foram registradas 13 espécies de polinizadores, sendo oito novas interações para P. nuda. A síndrome entomófila foi preponderante, mas as espécies polinizadoras não possuem o mesmo padrão temporal de visitação. Conclui-se que P. nuda possui polinização compartilhada, predominantemente entomófila, variação de atividade fenológica intrapopulacional e se constitui como um importante recurso para a ornitofauna e entomofauna na Floresta Atlântica, uma vez que seus polinizadores usam seus recursos de maneira não uniforme.
Palavras-chave: atividade fenológica, entomofilia, floresta ombrófila densa, interação animal-planta.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.