Avaliação, distribuição e potencial de conservação do pato-selvagem (Cairina moschata) na Argentina
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2018.133.01Resumo
O pato-do-mato (Cairina moschata, Anatidae) é uma ave aquática com ampla distribuição na América, alcançando a Argentina no limite sul de sua distribuição, onde encontra-se ameaçada. Neste estudo, desenvolvemos um modelo de distribuição da espécie para analisar a adequabilidade do hábitat para a espécie na Argentina e avaliar seu potencial para a conservação, considerando a geografia do país. Os resultados mostram que o norte da Argentina oferece habitats ambientalmente apropriados para a espécie. Atualmente, o pato-selvagem não é protegido de forma adequada na Argentina, e um quarto de seu habitat apropriado está sendo perdido, devido à influência antrópica na paisagem. Apesar dessas ameaças, a Argentina ainda possui potencial de conservação da espécie. Registramos habitats apropriados em áreas protegidas, onde as espécies não haviam sido previamente registradas, assim como sua dependência de ambientes lóticos, oferecendo oportunidades de conservação. Sugerimos levar adiante ações de conservação além dos atuais sistemas de áreas protegidas, em áreas com habitats altamente apropriados, e ao longo de ambientes lóticos, além de envolver os proprietários das áreas nas ações de conservação. Além disso, é necessário promover pesquisas de campo para confirmar a ocorrência da espécie nas áreas potenciais e revelar mais informações ecológicas sobre necessidades de hábitat do pato-selvagem.
Palavras-chave: habitats apropriados, modelos de distribuição potencial, aves aquáticas, espécies ameaçadas, Anatidae, MaxEnt.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.