Visitantes florais e potenciais polinizadores de bromélia rupícola (Pitcairnioideae) no semiárido brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2018.132.02Resumo
Existem poucos estudos a respeito dos polinizadores de bromélias do gênero Encholirium. Dessa forma, este estudo vem preencher a lacuna na literatura sobre os visitantes florais e potenciais polinizadores de E. spectabile. Para sua realização, observamos a inflorescência dessa espécie no período de 2011 a 2014 (quatro anos de observações), na região semiárida, no município de Santa Maria, Rio Grande do Norte, Brasil. Os visitantes florais foram registrados por meio do método focal. As observações foram conduzidas durante o dia, começando às 06h da manhã e seguindo até às 18h e, à noite, das 19h às 23h59min. Em cerca de 1.800 horas de observação, 24 espécies foram registradas visitando a inflorescência de E. spectabile, incluindo 4 espécies de mariposas (Lepidoptera: Sphingidae e Geometridae), 3 espécies de abelhas (Hymenoptera: Apidae), 4 espécies de beija-flores (Aves: Trochilidae) e 2 espécies de morcegos (Chiroptera: Phyllostomidae), entre outros. Com base nesses resultados, e subsidiados pela teoria das espécies guarda-chuva, sugerimos que as bromélias macambiras (E. spectabile) sejam consideradas como elementos chave na conservação de vários grupos taxonômicos de região semiárida.
Palavras-chave: fauna associada, bioma caatinga, macambiras, Encholirium spectabile, biodiversidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.